Como aumentar as vendas da campanha de incentivo?

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Hoje o assunto é aumentar as vendas da campanha de incentivo da sua drogaria ou farmácia. Sabemos que Campanha de incentivo é algo muito comum no varejo de forma geral e nas drogarias ou farmácia não é diferente. Mas, a pergunta é: 

Como aumentar as vendas da campanha de incentivo da minha drogaria? 

Depois de um tempo rodando a campanha de incentivo, chega uma hora que os números mudam muito pouco e de forma lenta. 

Isso é o momento de você avaliar o desempenho da campanha de forma individual por loja e geral da rede. Não tem jeito, precisa sentar com os seus gestores e investir um tempo em entender o resultado da campanha de incentivo. 

Respondendo as seguintes perguntas: 

  1. Qual era a nossa projeção de vendas com essa campanha? 
  2. Quantas lojas atingiram o desempenho esperado ? E quantas ficaram muito longe do mínimo esperado? 
  3. E por que essas lojas que não performaram bem teve esse resultado? 
  4. Até aqui o que colhemos de benefícios com a campanha de incentivo? 

Faça essas perguntas e encontre as respostas. Seja realista com cada resposta e não poupe nada. Pois, a partir delas você terá um 360º de desempenho da sua campanha de incentivo. 

E como aumentar as vendas? 

Então, para aumentar as vendas há vários caminhos.Mas, nem todos os caminhos se encaixam a cultura da sua rede de drogaria. É isso mesmo, não ache que todas as soluções funciona para sua rede, só porque viu funcionar em outro lugar. 

Falamos isso aqui sempre, não copie, adapta-se a sua realidade e valide se tal estratégia faz sentido para o perfil da sua drogaria. Do contrário, a falta de sucesso só aumenta. 

Porém, a única coisa em comum que é independente da cultura da sua rede de drogaria, é a equipe de vendas. Se quer aumentar as vendas na sua campanha de incentivo, você precisa investir na sua equipe de vendas.

E quando falamos em investir não é em treinamento técnico para poder apresentar o produto aos clientes, pois isso não é diferencial concorda? Não é aceitável ter um vendedor sem conhecimento técnico sobre um produto na frente do balcão. 

Mas, quando falamos de investir na sua equipe de vendas é garantir o nível de engajamento deles diariamente, ou seja, todos os dias meus vendedores estão engajados e focados em vender os produtos da campanha ou eu preciso sempre ter alguém cobrando a eles senão a venda não acontece. Como é que está isso na sua drogaria?

Se você depende de um gestor para engajar sua equipe todos os dias e isso não parte dos vendedores, então você já tem um problema de engajamento que precisa ser resolvido antes de qualquer coisa. 

Passo 1 – Engajamento da equipe 

Para vender mais sua campanha de incentivo é garantir esse engajamento diário, todos os dias que cada loja sua está aberta. É isso que vai fazer o ponteiro de resultado se mover para o número desejado.

Passo 2 – Metas diárias ou semanais 

Nada de metas mensais para campanha de incentivo. Esqueça isso de vez da sua vida. As metas elas precisam ser diárias ou semanais e ponto final. Isso é mais simples para o vendedor focar e entregar resultado. Nenhum vendedor quer ser o 007 e ficar vivendo missão impossível todos os dias 

Passo 3 – Indicadores de performance da campanha Individual 

Tenha indicadores de performance da campanha Individual por loja, para que possa ser justo e tratar os problemas específico daquela loja, afinal cada loja sua está em uma reunião diferente, atende públicos de diferentes perfis, então as metas precisam ter a mesma características. E vai fazer  a sua equipe acreditar que são capazes de alcançar as metas, já que a mesma está de acordo a realidade da loja considerando fatores como número de clientes atendidos, horário da loja aberta etc. 

Os clientes da UseCash eles recebem esses indicadores no primeiro dia que vão operar e os mesmo vão se atualizado de acordo ao desempenho da loja. A nossa ferramenta gera isso de imediato para não perder tempo.  

Agende aqui uma conversa com um especialista de alta performance para ele te explicar como ajudamos nossos clientes aumentar de 20 – 40% as vendas das campanhas de incentivo. 

Passo 4 – Recompensa baseado no desempenho 

Claro que é preciso ter uma recompensa financeira pelo desempenho, todos nós trabalhamos para ganhar dinheiro também. Então a remuneração tem que fazer sentido para o vendedor e não só para o dono da drogaria, já vi todo tipo de remuneração que não sei de onde o dono da drogaria tirava o valor. E ele achava ainda que estava economizando, na prática perdia mais venda do ganhava. Ninguém vai se esforçar muito para ganhar pouco. É simples assim, ou paga um valor significativo de acordo com o meu desempenho ou não tem venda. 

Observe que não tem segredo para aumentar as vendas e não tem fórmula mágica que vai fazer você vender o dobro em pouco tempo, o que tem é técnica, estratégia e trabalho. Mas, isso você já vai ter querendo ou não se quiser se manter vivo em qualquer mercado. 

Como sabemos que colocar na prática os 4 passos acima de forma manual é muito tempo gasto da drogaria, criamos a nossa ferramenta que nasceu exatamente para aumentar as vendas da campanha de incentivo. E não é a toa que garantimos um crescimento entre 20 – 40% nos primeiros 60 dias de operação. 

Para isso temos uma metodologia e uma ferramenta de apoio para acelerar todo o processo de vendas  e o melhor de tudo, implantamos tudo isso em  menos de 10 dias na sua rede de drogaria ou farmácia. 

Case de Sucesso  – Clientes que estão em alta performance

Nossos clientes Drogaria MinasMais (11 lojas), farmácias taperoá (9 lojas), Santo remédio (50 lojas) todos eles cresceram mais de 43% nas vendas de campanhas em menos de 2 meses de operação. 

Se quiser marcar uma conversa com um dos nossos especialistas para entender se conseguimos ajudar sua rede, agende aqui um bate papo por telefone grátis e sem compromisso. 

Abraço, 

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