Delivery na Drogaria Próprio ou terceirizado ?

Delivery drogaria
5 minutos para ler

Qual dono de drogaria nunca se perguntou isso? Praticamente todos que estão buscando montar um delivery ou que já tem e quer revisar a operação.

Tenho que concordar que realmente é uma pergunta importante quando estamos falando de custo, mas também é importante quando falamos de investimento no cliente.

Sabemos que há uma dúvida grande em ter uma entrega própria ou não. 

Eu posso dizer para vocês que não tem a solução correta e qual vai funcionar melhor ou pior. O que existe é a solução que se adequa melhor a realidade de cada rede de drogaria ou farmácia considerando sempre a região e a sua infraestrutura  para operação, claro que além da capacidade financeira. 

Custo ou Investimento

Se o delivery será um custo ou investimento, tudo depende. Mas, todos os custos envolvido na operação deve ser considerado. Isso é algo em comum.

E como sabemos: alguém pagará por essa operação. há modelos que já vi onde a operação de delivery não gera lucro para drogaria mesmo o cliente pagando pela entrega, porém o serviço existe como comodidade para os clientes.

Há rede que o propósito do delivery não obter lucro e sim gerar a famosa fidelização do cliente. Nesse caso ao olhar o números da receita delivery x custos de delivery, a visão é de investimento no cenário que citei agora.

Entenda que ao olhar para os custos operacionais dessa operação, deve ser vista como investimento, e o mindset é essa aqui:

Estamos investindo em desenvolvimento e fidelização de cliente, então hoje o nosso delivery é um dos canais de fidelização do cliente. Ao invés de fazer o investimento em TV, vamos fazer esse ano um investimento maior no delivery.

Ganhar dinheiro com delivery

Caso o seu objetivo é ganhar dinheiro de fato com o delivery, então ao olhar para os números do resultado da operação terá que ser diferente. E claro terá que buscar o menor custo operacional possível sem perder qualidade para ter uma taxa de rentabilidade significativa.

Se você faturou R$ 50 mil com taxa de entrega seu custo operacional não pode ser R$ 60 mil/mês correto?  

E é nesse momento que você terá que buscar modelo onde o seu custo operacional com o delivery seja o menor possível sem perder a qualidade. Já posso adiantar que não é uma tarefa fácil. 

Encontrar um parceiro de negócio que tenha sinergia com o seu negócio é praticamente um casamento. Alguns dão certo outros não.

O delivery deve ser próprio ou feito por outra empresa? 

Delivery Próprio 

Vantagens

  • Maior controle sobre a qualidade do serviço; 
  • Personalizar o serviço de entrega com o cliente: Um exemplo você pode ter um entregador treinado e qualificado para fazer aplicação na casa do cliente; 
  • Disponibilidade do serviço de acordo a sua operação; 

Desvantagem 

  • Custo operacional é mais alto se: a moto for própria, o entregador é funcionário, responsabilidade total em caso de acidente etc ;
  • Se a proposta é ter rentabilidade o custo  operacional do serviço que deveria ser cobrado do cliente torna inviável  na visão do cliente comprar na sua farmácia/drogaria; 

Delivery Terceirizado 

Vantagem 

  • Redução de custo em pelo menos 50% do modelo próprio; 
  • Maior quantidade de entregadores disponíveis; 
  • Não há risco trabalhista quando feito por empresas e não direto com autônomos; 

Desvantagem 

  • Limitação em personalizar serviço de entrega; 
  • Baixo controle sobre a qualidade do serviço, a entrega pode atrasar e muito. E gerar experiência ruim para o cliente;

Observe que há  pontos positivos/negativos em cada modelo de operação, o que você precisa saber é qual se encaixa verdadeiramente no seu negócio, esqueça o modelos dos outros, olhe para o seu. 

O que você quer entregar de valor para o seu cliente? E quanto isso vai me custar? 

Não quer dizer que todo serviço terceirizado é ruim, claro que há boas empresas no mercado.

Se você não tiver um critério de seleção, poderá ter problemas que afeta diretamente o cliente final da sua drogaria. 

Conclusão

Não há um modelo pior ou melhor que o outro. O que existe é o modelo que funciona melhor para a minha rede de drogaria considerando a região que estamos e perfil de cliente. 

Tem um outro modelo interessante que eu digo que ele mescla os dois mundos:  o próprio e terceirizado, que são o delivery por OL (operador logístico). 

Irei explicar em outro post. Um cliente nosso implantou há 6 meses o modelo OL. E o resultado foi:

  • redução de custo operacional
  • aumento na receita operacional
  • experiência diferenciada ao cliente

E como é o delivery da sua drogaria/farmácia?

Abraço, 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Quer mais conteudo
UsesCash?

Preencha o formúlario, e receba nosso conteúdo exclusivo

*Requerido