Vendedores de Alta Performance na Drogaria

vendedores alta performance
5 minutos para ler

Sabemos que as pessoas são essenciais em qualquer negócio. Porém, o nível delas é decisivo para suas vendas. Então vai uma pergunta:Você sabe o que é um vendedor de alta performance na sua drogaria? Aliás você sabe quantos vendedores você tem assim na sua loja/rede?

Poucas drogarias têm indicadores, réguas para classificar o que é um vendedor de alta performance. E também poucas desenvolvem essa cultura na sua rede. Porém, se você quer buscar um excelente resultado, é requerido ter uma equipe de alta performance. 

Acredite sua rede não terá resultados excelentes se o seu time é de baixa performance. Não tem como acontecer isso ok? E não falo aqui de bons resultados só olhando os números de vendas não. 

Um vendedor de alta performance, ele não é só o colaborador que mais vende, naturalmente junto com a venda ele entrega uma experiência diferente para o seu cliente. E essa experiência é o que faz o cliente voltar a comprar em uma das suas lojas. 

Vendedores de Alta Performance e suas vantagens: 

  • Você  não precisa fazer micro-gerenciamento, eles são focados e sabem o que tem que fazer. Então, você já tem uma economia de tempo em gestão e pode focar em outras coisas mais importante para o negócio; 
  • São críticos com eles mesmo, não aceitam vender menos do que eles já vendem. Nem precisa você dizer pra ele que está ruim, ele já viu isso antes de você falar e acredite ele já está se cobrando como melhorar; 
  • Tem motivação própria, não precisa e nem gosta de alguém no ouvido dele incentivando ele já sabe o que quer; 
  • São focados em resultados e ponto final; 
  • Gostam de ser cobrados por desempenho individual, odeia ser cobrado por desempenho coletivo. Ele que ser reconhecido pelo trabalho e esforço dele e não se a equipe não bateu meta e ele é prejudicado; 

Um vendedor de alta performance não quer dizer que ele é 100% em tudo, mas ele tem uma média acima dos outros bem significativa em tudo que faz, e se esforça de forma constante para melhorar o seu próprio desempenho. 

A diferença dele para um que não está na alta performance, é que se esse mês ele foi bom, no mês que vem ele já tem um padrão de continuar bom, talvez ele está buscando ser excelente no mês que vem. 

E como montar um time de vendedores de alta performance? 

Primeiro ponto é que dá trabalho, mas não é impossível. Aqui na UseCash levamos em média de 12 meses para levar uma equipe atingir 80% da alta performance.

Claro quando o cliente implementa a nossa metodologia corretamente sem se sabotar no meio do caminho. Hoje, mais que 50% dos nossos clientes já tem uma equipe acima de 50% com alta performance após 6 meses conosco. 

Mas o que preciso para fazer construir isso na minha rede?

Primeiro passo: é que você vai precisar construir indicadores de performance na sua rede, loja e vendedor. Ou seja, qual é a nota mínima aceitável para um vendedor continuar trabalhando na loja 1, 2? Se ele atingir essa nota ele continua, do contrário você precisa desligar ele.

É isso mesmo, que você ouviu: desligar. E não mover ele para outra área, pois se ele não concordar com a mudança, será um problema. 

A alta performance vai te ajudar encontrar novos bons vendedores que você não consegue saber a olho nu.

Como por exemplo: já encontramos operadores de caixa que tem potencial, mas que não sabíamos, e quando contratou o RH colocou no caixa, mas na realidade a pessoa tem potencial para ser o melhor vendedor de genérico e similar da sua loja, se colocar ele no balcão e você está perdendo venda. 

Segundo Passo: após definir os indicadores de performance, é de fato executar e acompanhar. Só é preciso de 2 passos, nada muito complicado e difícil de entender. É definir e ir para ação. Não tem tempo para perder em planejamento ou coisas muito trabalhadas. É mão na massa e ajuste. 

Uma equipe de alta performance pode fazer você lucrar 2x mais em uma determinada categoria. Lembre-se desse número: 2x mais. Então se você não fazendo isso e vende pouco, poderia vender mais, a equipe que você monta é o seu resultado de lucratividade. Olhamos aqui para lucro e não faturamento do nosso cliente

Sabe o Bernardinho ex-técnico da seleção, é um dos melhores gestores que explorou alta performance por anos e o que levou aos títulos.Sabe por que? Ele não aceitava jogadores de baixa performance de forma nenhuma na equipe. Tinha uma régua de corte e ela era seguida.

Lembre-se disso para o seu jogo no mercado. Dá trabalho, mas nada que é bom vem fácil.  Porém, eu digo que uma equipe com baixa performance, dá muito mais trabalho que qualificar uma equipe.

E agora eu te pergunto como está o seu time? 

Abraço,

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Quer mais conteudo
UsesCash?

Preencha o formúlario, e receba nosso conteúdo exclusivo

*Requerido